contador de visitas

Seguidores

Quem sou eu

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Caminhar Corretamente

Caminhadas


Um dos esportes mais praticados pela maioria dos brasileiros é a caminhada por ser fácil e barato de ser praticado. Seja ao ar livre ou na esteira de uma academia muitas pessoas não sabem como caminhar corretamente.

Caminhar corretamente trás benefícios para o corpo e saúde, você perde peso e ganha massa muscular, além de ajudar na prevenção de uma série de doenças.

Como caminhar corretamente:
- Relaxe o corpo
- Balance os braços mantendo os ombros para trás
- Levante a cabeça deixando o peito estufado
- Toque os calcanhares primeiro no chão

Quando me perguntam quais são as 10 dicas melhores dicas de como caminhar corretamente costumo responder:

Ao caminhar, deixe as preocupações de lado. A pessoa preocupada, sem perceber, tem a tendência de deixar o corpo tenso. E, tensionar o corpo durante o exercício, pode ocasionar alguma lesão.

A cabeça deve estar centrada nos ombros; o olhar focaliza o horizonte, em linha reta; o queixo e a cabeça acompanham o olhar.

Os ombros devem estar relaxados. Evite incliná-los para a frente ou para os lados.
O tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás.
Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.

Nas mãos, o ideal é agir como se tivesse segurando uma borboleta. A idéia é não apertá-las, para não esmagar a borboleta, nem abri-las demais para não deixar a borboleta fugir.

Para proteger a coluna, o abdome deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix (ossinho no final da coluna) em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.

Mova o quadril de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para frente e para trás. Nunca movimente os quadris para os lados.

Atenção com os pés! O calcanhar deve tocar o chão primeiro. É importante rolar a pisada no sentido calcanhar, arco e dedos, complementando sempre essa seqüência antes de mudar para o próximo passo.

A respiração é muito importante! A dica é concentrar-se em manter a respiração suave, profunda e regular. Ao ficar relaxado, o coração do praticante da caminhada vai bater ritimadamente.
Mas, a melhor dica é não sair andando por aí… Consulte o seu médico e receba as orientações adequadas para que, além de um grande prazer, a caminhada seja sua aliada para manter uma boa saúde.

*O Dr. Fabio Ravaglia é ortopedista, formado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com especialização em Ortopedia Reumatológica no Royal College of Surgeons of England. Atualmente preside o Instituto Ortopedia & Saúde, organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção; além de ser membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Osvaldo Cruz e Santa Catarina; e diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica.

Lembrar de:


1) Evitar passos largos
Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, além do risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar no chão
Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou "marretar" o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3) Postura errada é prejudicial
A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

4) Não caminhar com pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado
Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis é ainda a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também precisa ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que têm solado antiaderente.

6) Hidratar-se é fundamental
É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos.

7) Atenção com a alimentação
Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8) Nada de hiper-treinamento
A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9) Não esquecer o alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Horário ideal
Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9h e 11h, por causa dos raios solares e depois das 16h. E sempre passar o protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.

Após tomar todas as precauções, é só se divertir e aproveitar o que uma boa caminhada pode oferecer. Chamar os amigos, além de tornar o exercício mais agradável, garante que você tenha motivação para continuar cuidando da sua saúde.

Fonte: Terra

8 comentários:

  1. Muito legal,saber um pouquinho!Luzzzz...

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Márcia lhe peço permissão para colocar esta matéria tão informativa no meu blog... posso?
    Agradeço por tão importante informação, afinal sou adepto da caminhada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Querido Carlos!Como você é Lindo!Fique a vontade!KKKKKKKKKK!Apenas pesquisei e montei!Valeu!Muito obrigada pela visita!Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá querida!! Eu tambem publiquei uma matéria de caminhada no meu blog,veja lá como ficou massa rsrsrsrrs...........Beijimm...

    ResponderExcluir
  5. Valeu Amiga Maria Helena!Bjaummmmmmmm!

    ResponderExcluir
  6. O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está para começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares minha amiga do coração Márcia!!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Maria Helena!Muito obrigada,viu?Bjssssssssss...

    ResponderExcluir
  8. Que o Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.. Feliz ano novo minha amiga do coração!! Beijos........

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!Seja educado ao dirigir-se as pessoas.Grata.