Serve sem apegar-te. Usa,sem algemar-te, Os bens de que desfrutes. Medita nas riquezas que já se dispersaram. Antigas obras de arte Valorizam museus. Títulos de ascendentes São brazões sem calor. Do que sejas ou tenhas, Faze o melhor que possas. Tudo pertence a Deus. Emmanuel
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
O Perigo das Peladas de Domingo
O perigo das peladas de domingo
Danos à saúde causados por prática indevida do esporte vão de lesões à hipertensão
Por: Denis Weisz Kuck
Publicado em 03/02/2003 | Atualizado em 20/10/2009
Pelada de fim-de-semana. Amigos reunidos. Cerveja, suor, churrasco e gols. Mas também cãibras, dores musculares, tornozelos machucados, tonturas e hipertensão. Pois é: o famoso futebol da turma dos quarentões, que trabalha durante toda a semana e só pratica exercícios uma vez por semana, pode sair como um tiro pela culatra.
Os atletas de fim-de-semana estudados tiveram freqüência cardíaca média acima do limite de segurança (foto: Stela Murgel / Unifesp)
"O estresse cardíaco a que eles se submetem durante as partidas é muito alto, excede os limites de segurança e torna a prática esportiva um risco." É o que defende a dissertação de mestrado de Roberto Carneiro, defendida no Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Universidade Federal de São Paulo.
Roberto realizou testes para verificar a aptidão física de 32 homens com idade média de 41,8 anos e que jogam futebol society uma vez por semana. Eles responderam a um questionário sobre hábitos como tipo de alimentação e freqüência de atividades físicas; 90% foram classificados como sedentários (praticam exercício físico menos de duas vezes por semana). Além disso, para determinar a capacidade física dos jogadores, foram realizados testes em esteiras.
A freqüência cardíaca (FC) máxima dos voluntários foi calculada em 180,5 batimentos por minuto (bpm). A FC máxima é o limite a que cada indivíduo pode chegar durante um esforço físico. "No momento em que o atleta chega à exaustão e não consegue mais realizar a atividade, anota-se sua freqüência cardíaca", esclarece Roberto.
Estudos recentes avaliam que uma atividade física segura, sobretudo para não-atletas, é aquela em que o indivíduo chega a 85% da FC máxima. "No caso do grupo estudado, como a FC máxima foi de 180,5 bpm, o limite máximo de segurança é de 153,4 bpm."
Os testes realizados também serviram para se precisar a FC de limiar anaeróbio -- limite a partir do qual o indivíduo passa a sofrer os efeitos da acidose metabólica, provocada pelo acúmulo de ácido lático nos músculos (o fenômeno causa dor e dificuldade em continuar a atividade e facilita a ocorrência de lesões). A FC de limiar anaeróbio dos peladeiros foi calculada em 137,4 bpm.
Mas de nada adiantariam os cálculos se os craques não fossem avaliados dentro das quatro linhas. Para fazer isso Roberto acompanhou os batimentos cardíacos dos jogadores em uma partida de 20 minutos. "Os atletas de fim-de-semana trabalharam em média a 155,7 bpm, e alcançaram picos de 180, 190 e até 211 bpm. Ou seja: acima do limite de segurança de 153,4 bpm, e muito acima do limiar anaeróbio de 137,4 bpm."
Essa prática indevida do esporte pode provocar problemas como dores, entorses, distensões e até ataques cardíacos. "O exercício físico tem que ter por objetivo promover saúde e melhorar a qualidade de vida, caso contrário é melhor não fazê-lo", afirma Roberto.
Contudo, ainda é possível sacudir a poeira e dar a volta por cima. "O ideal é que esses indivíduos passem a realizar mais de dois dias de atividade física por semana, (natação, caminhadas, ciclismo, dança) para adquirirem um condicionamento melhor para as partidas."
Denis Weisz Kuck
Ciência Hoje on-line
03/02/03
domingo, 4 de setembro de 2011
Jazz ! Você conhece ?
O Jazz é uma forma de dança moderna, que é fortemente influenciada pelos sons, ritmos, técnicas de jazz e música.
Como música jazz, o jazz dança é muito individual, com uma ênfase na valorização das competências individuais.
Como a música que inspirou, o jazz tem as suas raízes na comunidade Africano-Americana nos Estados Unidos. Várias formas de jazz foram realizadas até o final dos anos 1800, e pela Primeira Guerra Mundial, tinha-se tornado uma dança bem aceita e bem conhecida.
Este estilo de dança passou a influenciar fortemente a Broadway e, por sua vez, Hollywood e também no balé e na dança moderna.
Nas aulas de ballet, eles aprendem controle, habilidade, e condições para o seu corpo dançar.
Uma vez os bailarinos tendo a disciplina e técnica do balé, podem complementar com o jazz. Qualificados os bailarinos de jazz podem aparecer em grande demanda nos filmes, produções da Broadway, e em todo o mundo, com a possibilidade de trabalhar em uma grande variedade de estilos.
O Jazz é conhecida por ser fortemente imprevisível, graças às suas influências Africanas. As movimentações dos bailarinos de jazz podem ser lentas, graciosas ou eles podem se mover com agilidade e rapidez, executando saltos fantásticos e outras proezas.
Como resultado, eles devem ser fisicamente muito flexíveis, e muito preocupados com a música que a dança, o ritmo.
Esta forma de dança não tem necessariamente de ser realizada com a música jazz, embora muitas vezes seja, podem usam a criatividade e usar músicas de todos os estilos.
Sem dúvida, dançar oferece diversos benefícios, além da queima calórica e o combate ao estresse.
Conheça algumas formas de dançar:
Dança: Dança livre
Duração da aula: 1 hora
Calorias queimadas por aula: até 500 calorias
Benefícios: Emagrece, tonifica os músculos e beneficia o sistema cardio-respiratório.
Cuidados antes de praticar: Fazer exercícios de alongamento e aquecimento.
Roupas e assessórios necessários: roupa de ginástica.
Como dançar: O aluno pode fazer a aula sozinho.
Particularidades: Por misturar diversos ritmos, a aula queima muitas calorias e não é cansativa, pois a professora desenvolve uma grande série de coreografias.
Dança: Ritmos Latinos
Duração da aula: 1 hora
Calorias queimadas por aula: de 400 a 600 calorias
Benefícios: Proporciona condicionamento cardiorespiratório, queima calorias, desenvolve a coordenação motora e melhora a auto-estima. A aula é descontraída e promove a interação entre as pessoas Cuidados antes de praticar: Fazer um aquecimento simples antes de praticar a dança Roupas e assessórios necessários: roupa de ginástica.
Como dançar: Os alunos dançam sozinhos. As músicas misturam ritmos como salsa, rumba, merengue, hip-hop e pop
Particularidades: Tem alunos de todas as idades, de 15 a 80 anos. Os sucessos mais pedidos são Shakira, Santana, Orishas, Ricky Martin e Thalia.
Dança: Salão
Duração da aula: 1hora
Calorias queimadas por aula: Média de 500 calorias
Benefícios: Melhora da auto-estima, integração entre as pessoas, emagrecimento, alivio do estresse e melhora a coordenação motora. Cuidados antes de praticar: Tomar água para ficar hidratado antes e durante a atividade.
Roupas e assessórios necessários: Como o intuito da aula é aprender a dançar, como se estivesse em uma pista, o aluno pode usar roupa que quiser, alguns alunos vão caracterizados conforme o ritmo que vai ser dado pelo professor.
Como dançar: Durante a aula, são ensinados passos individuais e em dupla.
Particularidades: A aula é ministrada pelo professor e dançarino Alexandre Cardoso, que já participou de programas na televisão ensinando passos de danças.
Dança: Axé
Tempo de aula: 1 hora
Calorias queimadas por aula: de 500 a 700 calorias
Benefícios: Emagrece, melhora na coordenação motora, alivia o estresse
Cuidados antes de praticar: Beber água. devido aos deslocamentos rápidos, é aconselhável que o aluno faça também musculação para fortalecer a articulação dos joelhos.
Roupas e assessórios necessários: Roupas leves e tênis
Como dançar: A aula é feita individualmente.
Particularidades ou comentários: É uma aula bem divertida e mesmo fora da época do carnaval atrai novos adeptos.
Dança: Ritmos
Tempo de aula: 30, 45 ou 60 minutos
Gasto calórico por aula: até 500 calorias
Benefícios: exercício cardiovascular coreografado e divertido.
Excelente opção para quem precisa perder peso, mas não gosta das atividades como spinning, corrida e natação. Desenvolve a coordenação motora, musicalidade, expressão corporal, equilíbrio, auto-confiança.
Cuidados antes de praticar: Consulte sempre um médico antes de iniciar as aulas.
Não pratique em jejum; hidrate-se antes, durante e após a aula. Roupas e assessórios necessários: Usar tênis apropriado para absorção de impacto, roupas leves e confortáveis, que não limitem os movimentos, e uma toalha de rosto.
Como dançar: Esta aula é em grupo, e executada de forma individual, mas, dependo do ritmo trabalhado no dia, o professor pode criar algumas dinâmicas em duplas e trios.
Particularidade: Nesta aula, são trabalhados diversos ritmos, como axé, forró, dança aeróbica, aero jazz, street dance, afro, músicas dos anos 60, 70, 80, brega, dance, samba, salsa etc.
Dança:Aero JazzTempo de aula: 60 minutos sem interrupções
Gasto calórico por aula: cerca de 400 calorias
Benefícios: Coordenação, promoção de saúde, qualidade de vida (sobre os aspectos terapêuticos, aumenta a auto-estima e a confiança), ritmo, diminui estresse e o percentual de gordura. Cuidados: Alimente-se uma hora antes (comer uma fruta ou barra de cereal).
Roupas e assessórios necessários: A mais confortável para que, ao transpirar, não incomode.
Como dançar: grupo de 35 pessoas.
Particularidades: Por não haver pausas, o esforço físico é ainda maior.
Dança: Hip Hop
Tempo de aula: 45 minutos
Gasto calórico por aula: varia de acordo com o nível técnico do praticante, intensidade de aula e peso corporal.
Benefícios: Trabalho aeróbico, aprimora a coordenação motora ajuda na socialização e auto-estima dos alunos. Combate a ansiedade, timidez e disposição.
Cuidados antes de praticar: procurar um médico e realizar uma avaliação física.
Roupas e assessórios necessários: Roupa de ginástica ou figurino Hip Hop, calça e camiseta larga, munhequeira e bandana.
Como dançar: grupo de até 25 pessoas.
Particularidades: Aula extremamente descontraída
Dança: Ritmos
Tempo de aula: 45 ou 60 minutos
Gasto calórico por aula: Em média, 400 calorias Benefícios: Harmonia corporal e trabalho aeróbico. Coordenação, melhoria da condição cardiovascular e respiratória.
Cuidados antes de praticar: não há contra-indicação. As pessoas devem alongar antes e depois da aula, como em qualquer outra atividade física.
Roupas e assessórios necessários: Tecidos leves e calçado adequado para o tipo da dança.
Como dançar: Aula individual. Eventualmente, há coreografias em dupla.
Dança: Street Dance
Tempo de aula: 60 minutos
Gasto calórico por aula: aproximadamente, 350 calorias
Benefícios: Condicionamento, emagrecimento, melhora da coordenação motora geral, aumento da consciência espaço-temporal, diminuição do estresse e sociabilização.
Cuidados antes de praticar: Realizar avaliações física e médica Roupas e assessórios necessários: Roupas confortáveis que permitam movimentações de grande amplitude e que facilitem a evaporação do suor. Para entrar no clima, vista-se no estilo hip hop americano (calças largas e camisetas folgadas)
Como dançar: A aula é sempre individual e em algumas aulas o professor adota a estratégia de formar grupos no final da coreografia. Particularidades: Esta aula faz muito sucesso nas academias e é freqüentada tanto por homens quanto por mulheres de todas as faixas etárias.
Dança: Ritmos (combinação de salsa, pagode, forró, twist, samba, contry e outros)
Tempo de aula: 60 minutos
Gasto calórico por aula: aproximadamente, 400 calorias
Benefícios: Perda de peso, condicionamento e todos os benefícios de uma atividade física.
Cuidados antes de praticar: Avaliações física e médica.
Roupas e assessórios necessários: Roupas confortáveis
Claro que existem muitas outras danças, veja a que vc mais gosta , e
Divirta-se e perca peso!
Assinar:
Postagens (Atom)