contador de visitas

Seguidores

Quem sou eu

quinta-feira, 10 de março de 2011

A História do Boxe-Imagens- Sala de Boxe Plataforma-Brasil








.
A peleja com punhos se remonta a Etiópia, faz uns 6.000 anos. Eventualmente passou à zona do Mediterrâneo, estabelecendo-se logo na antiga CRETA. Gradualmente, esta atividade competitiva foi introduzindo-se no antigo programa olímpico (aproximadamente no ano 688 A.C). Num começo só cobriram os punhos com couro. Posteriormente, os romanos incluíram tachas de aço e cobre: "cestus" até desenvolveram um instrumento de bronze em forma de espora. Assim o Box no IMPÉRIO ROMANO constituía-se de um espetáculo onde os escravos lutavam uns contra os outros, até que a morte de um deles deixava em evidênc Beleza
Uma hora de aula pode queimar calorias e ainda deixar o seu corpo modelado, sem ficar musculosa
Por Taiga Cazarine
Quer dar um nocaute na gordura e modular o corpo? Aposte no boxe! Uma hora de socos e esquivas você manda para o espaço 600 calorias e ganha agilidade, flexibilidade e confiança.

SHAPE: Quais são os benefícios do boxe feminino?
Flávio Almendra: Ele melhora a resistência muscular localizada, define pernas, braços e panturrilhas, afina a cintura, trabalha muito o abdômen e melhora a musculatura lombar, corrigindo desvios posturais. Sem falar nos inúmeros benefícios invisíveis, como o aumento da capacidade cardiorespiratória (coração e pulmões) , da resistência muscular localizada e a melhora da cordenação motora.

S: Como ficar com um corpão, sem parecer muito musculosa?
FA: No boxe feminino não há exercícios com carga, mas em compensação são feitas muitas repetições. Isso proporciona aumento da resistência e definição corporal, ao invés de trabalhar a hipertrofia, ou seja, o ganho de músculos. Portanto, ninguém vai ficar com o corpo musculoso, a não ser que queira e associe a atividade com musculação, por exemplo.

S: A aula só tem socos e esquivas? Quais são os exercícios que podem ser feitos durante a aula para ficar com as pernas, braços e cinturas modelados?
FA: Não. Para ganhar resistência, deixar pernas, braços modelados e afinar a cintura são feitas flexão de braço, esquivas laterais e em pêndulos, sequências de socos com pesinho nas mãos, abdominais e pular corda.

S: É possível trocar a musculação pelo boxe?
FA: Não, pois são duas atividades distintas e se complementam entre si.


S: Quantas calorias dá para perder em 1 hora de aula?
FA: Isso é muito subjetivo e varia muito de pessoa para pessoa. Mas, quando feita com vontade, dá para acabar com 500 a 600 calorias.




Para o ano 30 antes da era Cristã, o "MYRMEX e o BOX" foram proibidos em ROMA. A chegada do Cristianismo significou o desterro definitivo do BOX das terras de Europa. Mas ao final do século XVII reapareceu na Inglaterra (RU) onde se realizavam regularmente lutas no Royal Theatre de Londres durante o ano de 1698. De fato, as brigas eram uma mistura de luta e Box, porque mesmo que o fundamento era utilizar os punhos, era permitido pegar o adversário e atira-lo ao chão para bater.
.
Em Londres (RU - 1719, James Figg abre uma Academia de Box. Por ser um experto em esgrima, introduz as técnicas no Box e foi considerado o campeão britânico até que se retirou em 1730. Um dos seus estudantes, Jack Broughton, é considerado o Pai do Box inglês, sendo campeão de 1729 até 1750. Em 1743 elaborou as primeiras regras formais do Box, mas em 1893 a saciedade pugilista desenvolveu um novo código estabelecendo um quadrilátero de 24 pés quadrados, encerrado entre duas cordas. As regras de "Queensberry" foram relatadas em 1857 pelo boxeador John Graham Chambers, mediante os auspícios de John Sholto Douglas, o oitavo Marquês de Queensberry, estabelecendo que a duração de cada round fosse de 3 minutos, com um descanso de um minuto entre cada lapso.
.
O Box feminino aparece em Londres em 1720 aproximadamente, mas foi na década de 1950 que se organizaram lutas profissionais femininas. Em EUA 1993, na Inglaterra 1996, se aceita a nível amateur o Box feminino. Em 1999 se realiza uma luta oficialmente como exibição, entre uma mulher: - "Margaret McGregor" e um homem: - "Loi Chow", em seattle - Washington. Nesse mesmo ano, a filha de Muhammad Ali (laila) faz seu debut profissional como boxeadora no Tuning Stone Casino (Verona - nova York). Mas foi a luta em junho de 2001, entre as filhas (Laila e Jacqui) de Muhammad Ali e Joe Frazier (eternos rivais em seu tempo), que atrai a atenção internacional, com a volta polêmica deste esporte e a participação de mulheres nele.
.
.

CURIOSIDADES DO BOX

A luta mais longa de Box que se conhece, já quando se utilizava luvas, foi a luta disputada entre: - "Andy Bowen E Jack Burke", em Nova Orleans (EUA). A lutinha durou apenas "110 assaltos" ou "7 horas e 19 minutos". Mas lamentavelmente para você que queria apostar num ganhador, foi declarada nula, quando ambos lutadores não puderam continuar a luta...
.
A PRIMEIRA LUTA PELO TÍTULO DE CAMPEÃO DO MUNDO DOS PESOS PESADOS, COM LUVAS E ROUNDS DE 3 MINUTOS, foi ENTRE: - "John Lawrence e James J. Corbett", Nova Orleans (EUA), EM 7 DE SETEMBRO DE 1892 E QUEM GANHOU O TÍTULO FOI CORBETT EM 21 ASSALTOS.
.
O BOXEADOR QUE MAIS TEMPO MANTEVE O TÍTULO DE CAMPEÃO DO MUNDO DOS PESOS PESADOS FOI JOE LUIS, NASCIDO EM LAFAYETE - ALABAMA, NO DIA 13 DE MAIO DE 1914. FOI CAMPEÃO POR QUASE 12 ANOS, DESDE JUNHO DE 1937, QUANDO COLOCOU FORA DE COMBATE JAMES J. BRADDOCK, NO OITAVO ROUND EM Chicago - ILLINOI. ANUNCIOU SUA RETIRADA NO DIA 1º DE MARÇO DE 1949. DURANTE ESTE TEMPO, DEFENDEU 25 VEzES O TITULO. QUANDO MORREU EM 1981, ERA CONSIDERADO UM DOS MELHORES LUTADORES DE TODOS OS TEMPOS.
.
O MAIOR PESO ENTRE DOIS LUTADORES EM UM COMBATE POR UM TITULO DE CAMPEÃO DO MUNDO, FOI DE 221,5 KGS., QUANDO "PRIMO CARRERA - ITALIANO" DE 117,50 ENFRENTOU "PAULINO USCUDUM Da ESPANHA" COM 104 KGS, EM ROMA NO DIA 22 DE OUTUBRO DE 1933.
.
Rocco Francis Marchegiano (Rocky Marciano), É O ÚNICO CAMPEÃO DO MUNDO DOS PESOS PESADOS QUE TEM PERMANECIDO INVICTO DURANTE TODA SUA CARREIRA PROFISSIONAL (1948 A 1956). gANHOU TODOS SEUS 49 COMBATES, 43 DELES POR KNOCK OUT OU POR DETENÇÃO DA LUTA.
.
O CAMPEÃO MUNDIAL MAIS ALTO E PESADO QUE SE CONHECE FOI PRIMO CARRERA (1906 A 1967) Da ITÁLIA, APELIDADO De MONTANHA ERRANTE. GANHOU SEU TÍTULO CONTRA SHARKEY, EM 6 ROUNDS NO DIA 29 DE JUNHO DE 1933. A LUTA foi disputada EM NOVA YORK. NESTA LUTA PESOU 121 QUILOS, SEU CONTORNO DE PEITO ERA DE 134 CENTÍMETROS, COM OS BRAÇOS ESTENDIDOS MEDIA DE PONTA A PONTA DOS DEDOS 217 CENTÍMETROS. O CONTORNO DO PUNHO ERA DE 37 CENTÍMETROS NA CIRCUNFERÊNCIA. SUA ALTURA ERA DE 2,04 CENTÍMETROS...


IRON BOXE - History - 4.000 AC
ORIGEM DO BOXE!
4.000 AC - Egito e na Mesopotamia;
3.000 AC - Grécia - gravuras sumérias;
688 AC - Grécia - Pugilato “ Latim”, pugilismo - esporte dos antigos jogos olímpicos;
100 AC - Roma - os lutadores eram gladiadores, e lutavam até a morte.
século 17 - Inglaterra - competições sem regras;
1867 - Inglaterra - Box(esmurrar), regras, como rounds de 3 minutos e luvas eram obrigatorias.
1904 - olimpíadas - esporte de exibição;
1920 - esporte olímpico.
1980 - as lutas tinham duração de até 15 rounds
Após metade da década de 80, ficou estabelecido como regra, 12 rounds e 17 categorias separadas por peso.


Foi-se o tempo do boxe como uma atividade exclusivamente masculina. A moda desta prática pegou definitivamente entre as mulheres. Cada vez mais decididas, independentes, seguras e fortes, as mulheres têm colocado muitos homens “no chinelo” com a prática desta atividade e de artes marciais.
Mas o principal motivo que as leva aos ringues de luta ainda é a garantia de um excelente condicionamento físico e grande poder de concentração.
As mulheres usam o esporte para liberar o estresse e para manter a forma. Tudo isso sem perder a charme, é claro.
Para falar um pouco mais sobre boxe feminino, o iron boxe conversou com o professor Toninho - academia Wado Kai - técnico do instrutor Mario - Iron Boxe .
Veja as vantagens da prática do boxe:

1) Há quanto tempo as mulheres se interessam por boxe?
Toninho - Há muito tempo, mas a cerca de qiatro anos o interesse das mulheres pelo boxe começou a aumentar e houve um verdadeiro “boom” com o filme “Menina de Ouro”.

2) O que leva uma mulher a freqüentar as aulas de boxe?
Toninho - A mulher dificilmente procura o boxe simplesmente para aprender a lutar, a grande maioria procura por causa do condicionamento físico que ele proporciona e da boa forma, mas com o decorrer das aulas a garra que as mulherem tem, junto com o elevado nível de concentração afloram.

3) Quais são os tipos de exercícios feitos em aula?
Toninho - Todos os exercícios são mesclados: parte técnica com parte física. Aprimorando a parte técnica, há uma melhora na parte cardiovascular, pois boxe é um exercício muito aeróbio. A mulher se preocupa muito com os membros inferiores: perna e glúteo e apesar de no boxe só golpear com a braço, é um esporte que força muito a perna, pois o atleta está o tempo todo na ponta do pé, 70% do treinamento você usa a perna, tem muito deslocamento, agachamento, circuito, treino dois a dois, são duas horas de treino intensivo.

4) São trabalhados músculos específicos?
Edgar - É tradição do boxe em todo final de treino trabalhar uma parte física específica, pois se fizer no começo pode prejudicar o nível técnico. Fazemos grande seqüência de abdominal, é grande a preocupação com a linha de cintura, pois a potencia do soco vem do quadril, ele tem que girar corretamente, a musculatura de abdômen e lombar tem que ser adequada, então essa parte é muito trabalhada no boxe, sem exaustão, e para a mulher que gosta de barriga bonita, essa é uma forma muito eficaz de desenvover a musculatura da região.

5) Na aula elas lutam?
Toninho – As mulherer no decorrer do treinamento querem lutar, lutam com seus instrutores. Meu atleta - o instrutor Mário Filho, virou saco de pancadas das atletas mulheres. Ele se especializou em treinar mulheres.

6) Há interesse das mulheres em se profissionalizar?
Toninho - As atletas adolescentes(15 a 18 anos), tem muito interesse.

7) Existem diferenças entre a luta masculina e a feminina?
Toninho - As diferenças são que elas vão lutar com mulheres, e do mesmo peso, não há alivio em golpes e nem uso de protetores a mais. A única diferença é que ao invés de utilizar protetor genital, as mulheres usam peitilha, pra proteger os seios.

8) O boxe pode ser usado como defesa pessoal?
Toninho - O melhor é tentar não revidar, como lutar contra uma arma? Mas o boxe, tem uma parte técnica bem assistente, aliás a melhor técnica para aplicar um soco, se aprende no boxe, e se a pessoa tem a autoconfiança necessária, o soco sai no tempo certo. Podendo se tornar uma forma de defesa.


Nas imagens,Professor Marcelo L. e LuzLilaz- aula na Plata!
.